SELF CONTROL - Autorregulação na terapia de voz
- vivianerimesfonosi
- 26 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Disfonia é um distúrbio na comunicação oral, no qual a voz não consegue cumprir seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional do indivíduo. (Behlau et al, 2001)
De maneira simplificada, as disfonias podem ser comportamentais, orgânicas e até Psicogênicas. Rouquidão por mais de 14 dias e desconforto à fonação, indicamos avaliação com otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, que fará seu plano terapêutico de acordo com o laudo médico e queixa do paciente.
Nesta matéria temos como objetivo abordar apenas um tipo de tratamento voltado à disfonia comportamental, que é relacionada ao uso abusivo ou excessivo da voz.
A reabilitação da disfonia comportamental inclui mudança de hábito, requer tempo de repetição e conscientização. (Lally et al, 2010)
Existem várias linhas e tipos de tratamento das disfonias, mas neste tipo de abordagem terapêutica em específico, estudos ressaltam a importância de criarmos vínculo com o paciente para ajudarmos a desenvolver a tal capacidade de AUTORREGULAÇÃO, onde poderá controlar-se ativamente para alcançar objetivos! Torná-lo autônomo e capaz de seguir com a proposta terapêutica inserida em seu dia a dia é o principal alvo!
Cuide da sua voz!
Sua voz importa!





Comentários