top of page
Buscar

Meditação e Fonoaudiologia

  • Foto do escritor: vivianerimesfonosi
    vivianerimesfonosi
  • 24 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

De acordo com um estudo realizado pela PUC de São Paulo em 2015, o pequeno número de publicações discutindo o uso da meditação na área da Fonoaudiologia contrasta com a vasta publicação científica sobre meditação aplicada à saúde.


Tal contraste indica a necessidade de a Fonoaudiologia se aproximar das PICs discutindo as possibilidades de sua utilização como terapia complementar nos casos de alterações fonoaudiológicas.


Publicações apontaram perspectivas de uso da meditação em diferentes distúrbios da comunicação indicando, por um lado, a viabilidade do aprendizado da meditação por esta população e, por outro, a necessidade de adaptação das técnicas em função das especificidades de cada quadro clínico.


O trabalho do fonoaudiólogo converge exatamente para esses mesmos objetivos: o aumento da qualidade de vida e da autonomia de seus pacientes/usuários.


O Ministério da Saúde vem incentivando e regulamentando a inserção das PICs (Práticas Integrativas Complementares) no SUS, especialmente na Atenção Básica, considerando que tais práticas são baseadas em uma visão ampla do processo saúde-doença, favorecendo o cuidado global e o autocuidado.


Sugere-se, também, que mais estudos relacionando práticas meditativas com a Fonoaudiologia sejam realizados no sentido de conhecer os possíveis benefícios de tais práticas para a área.



Este artigo é de 2015.

Caso conheça algum artigo mais recente, compartilhe-o comigo ;-)


Referências Bibliográficas:

https://revistas.pucsp.br/dic/article/download/22186/17737/0

 
 
 

Comentários


Viviane_Podcast_com_a_fono_logo.png
  • Youtube
  • Instagram

Clique no ícone acima para conhecer o Podcast!

Viviane Rimes - Fonoaudióloga

©2022 por Viviane Rimes - Fonoaudióloga.

bottom of page