top of page
Buscar

"Espere! Cada criança tem seu tempo!" EPA! PAROU, PAROU!

  • Foto do escritor: vivianerimesfonosi
    vivianerimesfonosi
  • 23 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Quando ouvimos as frases"Cada um tem seu ritmo, esse é o tempo dele, espera que passa, dê água de janeiro que melhora,...' é realmente preocupante!


ree


"A linguagem é uma das funções do ser humano que apresenta uma evolução complexa em sua aquisição e desenvolvimento, devido interação de um enorme número de variáveis, como maturidade neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, correta maturação dos órgãos periféricos da linguagem e outros contextos nos quais a criança está inserida. Antes de começar a falar, o bebê se comunica através da linguagem não verbal, ou seja, através do toque, cheiro, amamentação, postura corporal, sons vocais, olhares, gestos, que estimulam o afeto, o acolhimento que são precursores das primeiras palavras."

Acabei de citar um trecho do livro "Gestação, Puerpério e Maternidade - Um guia completo para mães e profissionais da saúde", no qual eu escrevi o capítulo "A atuação fonoaudiológica no puerpério visando o desenvolvimento dos bebês." Neste capítulo encontrarão estudos e vários tópicos sobre linguagem oral, linguagem não-verbal, utilização de gestos, teste da orelhinha, teste da linguinha, dicas sobre como estimular a linguagem e muito mais! Para saber como recerber seu exemplar, basta enviar uma mensagem no Direct do meu instagram @vivianermss.

ree



Bem, à medida que os dias passam, os sinais de que seu filho está aprendendo a viver aqui fora vão ficando cada vez mais claros. E para ajudar nesse acompanhamento, temos os marcos do desenvolvimento que apresentam parâmetros criados por especialistas para avaliar se tudo está saindo como o esperado.


Logo, caso observe que algo não vai bem, não dê ouvidos para "conselhos", converse com o pediatra do seu filho e procure um fonoaudiólogo para avaliação. Somos profissionais da comunicação humana e nossa avaliação poderá nortear encaminhamentos, orientações e até possíveis tratamentos precoces, evitando maiores prejuízos ao desenvolvimento infantil.


Acompanhe abaixo os marcos do desenvolvimento apenas da área da linguagem.

Desenvolvimento da linguagem


1-3 meses — começa a emitir sons vocálicos; apresenta choros específicos para diferentes necessidades.


4 - 6 meses — começa a balbuciar, imitar sons e a sorrir.


5 - 9 meses — responde ao ouvir seu nome e começa a se comunicar com gestos.


9 - 12 meses — sabe o significado do “não”; imita sons e gestos.


12 - 18 meses — sabe dizer palavras, como “não” e “tchau”.


18 meses — conhece várias palavras; segue instruções simples; gosta de ouvir histórias e canções (média de 20 palavras).


24 meses — faz perguntas simples; pode nomear objetos; usa frases simples; fala os nomes de pessoas conhecidas. (média de 200 palavras).






 
 
 

Comentários


Viviane_Podcast_com_a_fono_logo.png
  • Youtube
  • Instagram

Clique no ícone acima para conhecer o Podcast!

Viviane Rimes - Fonoaudióloga

©2022 por Viviane Rimes - Fonoaudióloga.

bottom of page