"Espere! Cada criança tem seu tempo!" EPA! PAROU, PAROU!
- vivianerimesfonosi
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Quando ouvimos as frases"Cada um tem seu ritmo, esse é o tempo dele, espera que passa, dê água de janeiro que melhora,...' é realmente preocupante!

"A linguagem é uma das funções do ser humano que apresenta uma evolução complexa em sua aquisição e desenvolvimento, devido interação de um enorme número de variáveis, como maturidade neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, correta maturação dos órgãos periféricos da linguagem e outros contextos nos quais a criança está inserida. Antes de começar a falar, o bebê se comunica através da linguagem não verbal, ou seja, através do toque, cheiro, amamentação, postura corporal, sons vocais, olhares, gestos, que estimulam o afeto, o acolhimento que são precursores das primeiras palavras."
Acabei de citar um trecho do livro "Gestação, Puerpério e Maternidade - Um guia completo para mães e profissionais da saúde", no qual eu escrevi o capítulo "A atuação fonoaudiológica no puerpério visando o desenvolvimento dos bebês." Neste capítulo encontrarão estudos e vários tópicos sobre linguagem oral, linguagem não-verbal, utilização de gestos, teste da orelhinha, teste da linguinha, dicas sobre como estimular a linguagem e muito mais! Para saber como recerber seu exemplar, basta enviar uma mensagem no Direct do meu instagram @vivianermss.

Bem, à medida que os dias passam, os sinais de que seu filho está aprendendo a viver aqui fora vão ficando cada vez mais claros. E para ajudar nesse acompanhamento, temos os marcos do desenvolvimento que apresentam parâmetros criados por especialistas para avaliar se tudo está saindo como o esperado.
Logo, caso observe que algo não vai bem, não dê ouvidos para "conselhos", converse com o pediatra do seu filho e procure um fonoaudiólogo para avaliação. Somos profissionais da comunicação humana e nossa avaliação poderá nortear encaminhamentos, orientações e até possíveis tratamentos precoces, evitando maiores prejuízos ao desenvolvimento infantil.
Acompanhe abaixo os marcos do desenvolvimento apenas da área da linguagem.
Desenvolvimento da linguagem
1-3 meses — começa a emitir sons vocálicos; apresenta choros específicos para diferentes necessidades.
4 - 6 meses — começa a balbuciar, imitar sons e a sorrir.
5 - 9 meses — responde ao ouvir seu nome e começa a se comunicar com gestos.
9 - 12 meses — sabe o significado do “não”; imita sons e gestos.
12 - 18 meses — sabe dizer palavras, como “não” e “tchau”.
18 meses — conhece várias palavras; segue instruções simples; gosta de ouvir histórias e canções (média de 20 palavras).
24 meses — faz perguntas simples; pode nomear objetos; usa frases simples; fala os nomes de pessoas conhecidas. (média de 200 palavras).




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