DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA SURDEZ
- vivianerimesfonosi
- 10 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
No dia 10 de novembro é realizada uma campanha a nível nacional para combater e prevenir a surdez.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a surdez congênita não tratada interfere no desenvolvimento da criança, já a adquirida tem sido considerada um dos fatores de influência do declínio cognitivo na idade avançada. Em qualquer idade ela tem impacto importante sobre a qualidade de vida e o melhor sempre é prevenir.
O fonoaudiólogo atua diretamente com este público, por isso é necessário que os mesmos tenham conhecimento sobre o tema e promovam ações de promoção/prevenção.
Algumas orientações:
* Exija o teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal) quando o bebê nasce, pois tal exame é garantido por lei!
* Evite exposição a ruídos ou barulhos muito altos.
* Cuidado com as hastes flexíveis ao limpar as orelhas.
* Use fones de ouvido com cautela.
* Realize avaliações auditivas regularmente nas crianças em idade escolar.
* Ao menor sinal de desconforto ou necessidade em aumentar cada vez mais o volume da tv, falar alto, não ouvir bem quando falam com você, dificuldade para ouvir mensagens ou ligações telefônicas (...), procure o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.
* Há casos em que pessoas com perda auditiva podem ser beneficiadas com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual.
* Escolas: Observem seus alunos e encaminhem sempre que perceberem que algo não vai bem. E se possível, solicitem exames auditivos no ato da matrícula, isto ajudará no processo do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento infantil, pois quanto mais cedo for identificada a perda auditiva, mais cedo poderemos intervir com conduta e tratamento adequados.
* Mantenham as vacinas em dia!
OUVIR BEM FAZ TODA DIFERENÇA!
CUIDE DE VOCÊ E DAS PESSOAS À SUA VOLTA!
AH! Tem um ebook sobre saúde auditiva para download gratuito na página inicial deste site. Corre lá e baixe o seu!





Comentários